2/4/2024

A Aerotech (stand M41) anunciou sua participação em mais um grande evento neste ano: a LAAD Security & Defense 2024, principal ponto de encontro para networking e atualização de profissionais que atuam nas áreas de segurança e defesa na América Latina que acontecerá de 2 a 4 de abril do Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Ao lado de outras grandes empresas brasileiras e internacionais dos setores de tecnologias e equipamentos para Segurança Pública, Forças Policiais, Forças Especiais, Forças Armadas, Órgãos de Segurança, “Law Enforcement”, Gestores de Segurança de grandes Corporações, Concessionárias de Serviços, entre outras, a Aerotech apresentará soluções para detecção e prevenção do chamado CBRNE (Chemical Biological Radioactive Nuclear Explosives), utilizadas por forças de defesa em todo o mundo para evitar uso de tecnologias de destruição em massa.

A empresa mostrará os visitantes da LAAD as tecnologias de três de suas representadas: a Smiths Detection e suas soluções para detecção de ameaças CBRNE, a Viken e suas tecnologias de retroespalhamento (Backscatter) para identificar ameaças em veículo e a CEIA com soluções para detecção de armas e explosivos.

Confira:

Smiths Detection

Da fabricante Smiths Detection, serão apresentadas duas tecnologias portáteis para detecção e prevenção de perigos com potencial efeito de destruição ou prejuízo em massa. São eles o HazMatID Elite e o LCD 4.

O HazMatID Elite é um identificador infravermelho portátil com estrutura robusta para análise e detecção automatizada de produtos químicos sólidos e líquidos com alerta prioritário para explosivos, CWA, TIC e narcóticos. A análise é realizada colocando uma pequena quantidade da substância desconhecida no sensor ATR e aplicando pressão com uma prensa integrada para amostras sólidas. Rápido e eficiente, seu tempo de análise pode demorar cerca de apenas um minuto.

A interface de amostras também inclui um recipiente integrado para a contenção de amostras líquidas. Seu revolucionário motor óptico também oferece alta prevenção a vibrações e resistência a distúrbios mecânicos observados durante o transporte de veículos ou humanos. Possui software intuitivo e uma grande tela e controles de teclado para facilitar a operação em equipamentos de proteção. É certificado MIL-STD-810G para uso em condições adversas e altas temperaturas.

O LCD 4, detector químico portátil de uso pessoal mais utilizado pelas forças armadas em todo o mundo, também oferece uma solução de alta tecnologia e precisão para identificação de agente de guerra química e detector TIC robusto e confiável. Desenvolvido com base em tecnologia líder de espectrometria de mobilidade iônica (IMS), o LCD 4 é um dispositivo de alerta avançado, que emite alarmes para ameaças de gás e vapor detectadas e identificadas em níveis imediatamente perigosos para a vida e a saúde (IDLH) ou abaixo deles, determinando o agente e sua tipificação, classe, concentração e dosagem de exposição química. Também pode ser usado como dispositivo de triagem e pesquisa. Os recursos incluem alarmes sonoros e visuais, além de um display de cristal líquido claro e fácil de ler. Pode suportar até 75 horas de uso contínuo e possui conectividade RS232 para downloads de dados e análises pósmissão.

Foi projetado para atender aos requisitos de MIL-STD-810 e MIL-STD-461.

CEIA

A Aerotech demonstrará, na LAAD 2024, o Opengate, um sistema inovador de detecção de armas supostamente escondidas em malas, mochilas e outros objetos fechados ou ocultos desenvolvido para rápida análise, rápido de configurar e instalar.

Ao contrário das tradicionais portas detectoras de metais, não necessita de qualquer ligação mecânica ou eléctrica entre os dois pilares de passagem, uma vez que opera sem arcos e emite sinais sonoros e ópticos, localizados no topo dos pilares, para indicações de status e alarme em tempo real tanto em ambientes internos como externos. A tampa superior especial permite a visibilidade do alarme mesmo sob luz solar direta e as opções de fonte de alimentação OPENGATE incluem baterias de íon de lítio e/ou tomada de parede padrão (110 V). É ideal para serviços de seguranças em estádios arenas, shows, parques, museus, hospitais, teatros, centros de convenções, entre outros ambientes de aglomeração.

Por sua vez, também estará em destaque o EMIS-Mail, um sistema de scanner para embalagens e correio para detecção de cartas-bomba ou pequenos pacotes que contenham explosivos. Com design ergonômico e compacto, realiza a inspeção automática de encomendas e cartas de até 45 cm de largura e 7,5 cm de espessura, identificando ameaças como detonadores, baterias, circuitos de gatilho e outros componentes metálicos de cartas-bomba.

Viken Detection

Da fabricante Viken Detection, serão apresentadas soluções para inspeção em veículos móveis a partir de sistemas de raios-X, com destaque para o modelo Osprey MVX, cuja tecnologia permite obter leitura e imagens de alta qualidade tanto para raios-X como para retroespelhamento; e o Osprey MTX, também uma solução de inspeção móvel em veículo para detecção de narcóticos, contrabandos e interdição de ameaça por meio de tecnologia de retroespelhamento.

“Estamos levando para a LAAD Security & Defense 2024 tecnologias de três de nossas representadas que são referências no setor de segurança em todo o mundo”, diz Marcelo Puig, diretor comercial da Aerotech Brasil. “Com isso, poderemos apresentar soluções que cobrem, praticamente, todas as principais necessidades e aplicações em monitoramento e controle de substância ilícitas e que oferecem perigo em massa, como drogas, explosivos, contaminantes, entre outros.”

Sobre a AEROTECH

Fundada no Chile em 1959, a partir do ano 2000, ampliou seu portfólio com a venda de equipamentos de detecção de narcóticos, explosivos e inspeção de cargas da marca Smiths Detection, expandindo para além do mercado aeroportuário, abrangendo segmentos como governo, portos e fronteiras, além da indústria de alimentos e bebidas. Em 2016, o já Grupo Aerotech assume no Brasil os negócios e a estrutura da Smiths Detection, tornando-se seu representante, e começa sua história de forte expansão no país, com a introdução de novas marcas líderes internacionais e que complementam sua vocação de entregar as soluções mais inovadoras na inspeção e detecção de ameaças físicas e biológicas, bem como na prevenção de perdas geradas por furtos e contrabando, tudo apoiado por uma ampla rede serviços. Desde 2022, o Grupo expande sua presença regional para Canadá, América Central e Caribe por meio de parceiros locais.

Saiba mais em https://www.aerotechdobrasil.com.br/