8/4/2024Tecnologias mundialmente consagradas para uso em setores de Defesa Civil, ações militares e fluxos de inspeção em áreas de movimento em massa, como eventos públicos ou acesso a áreas governamentais, foram os destaques da AEROTECH DO BRASIL durante os três dias (2 a 4 de abril) da LAAD Security & Defense 2024, evento realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

A partir de tecnologias de suas representadas Smiths Detection, CEIA e Viken Detection, a empresa recebeu representantes de importantes instituições da área da Defesa e Segurança do Brasil e América Latina para realizar demonstrações e apresentar os portfólios de produtos disponíveis, entre eles, detectores de armas para grande fluxo de pessoas, equipamentos portáteis para análise e detecção de substâncias perigosas ou ilícitas, e soluções por tecnologia de retroespelhamento (Backscatter) para inspeção veicular não-invasiva.

“Foram muitas as visitas e demonstrações que realizamos nos três dias de evento, ao longo dos quais pudemos receber representantes da Polícia, do Governo, Exército, e outras entidades ligadas ao setor de segurança pública para apresentar nossas soluções líderes em todo o mundo”, disse Marcelo Puig, diretor comercial da AEROTECH DO BRASIL. “Certamente, a LAAD é uma feira com um foco bem específico e que traz um público qualificado para empresas como a AEROTECH, que internacionalmente se especializou em tecnologias de inspeção e segurança para diversos segmentos.”

Destaques e demonstrações

Entre os destaques, esteve o HazMatID Elite da Smiths Detection, um identificador infravermelho portátil com estrutura robusta para análise e detecção automatizada de produtos químicos sólidos e líquidos com alerta prioritário para explosivos, CWA, TIC e narcóticos. Também da mesma fabricante, foi apresentado o LCD 4, um detector químico portátil de uso pessoal mais utilizado pelas forças armadas em todo o mundo que se configura como um dispositivo de alerta avançado, que emite alarmes para ameaças de gás e vapor detectadas e identificadas em níveis imediatamente perigosos para a vida e a saúde (IDLH) ou abaixo deles, determinando o agente e sua tipificação, classe, concentração e dosagem de exposição química.

Já o Opengate, outro grande destaque entre as demonstrações realizadas, é um sistema inovador de detecção de armas desenvolvido pela CEIA para identificar armas e outros objetos ilícitos escondidos em malas, mochilas e outros objetos fechados. Ao contrário das tradicionais portas detectoras de metais, não necessita de qualquer ligação mecânica ou eléctrica entre os dois pilares de passagem, uma vez que opera sem arcos e emite sinais sonoros e ópticos, localizados no topo dos pilares, para indicações de status e alarme em tempo real tanto em ambientes internos como externos. Esteve entre os destaques, ainda, o EMIS-Mail, um sistema de scanner compacto e portátil para detecção de cartas-bomba ou pequenos pacotes que contenham explosivos em embalagens e correspondências.

Por fim, foram apresentadas as tecnologias NightHawk BTX, Osprey MVX e MTX, da Viken Detection, para inspeção não-invasiva de veículos via tecnologia de retroespalhamento (Backscatter) para detecção de narcóticos, contrabandos e interdição de ameaça.

Sobre a AEROTECH

Fundada no Chile em 1959, a partir do ano 2000, ampliou seu portfólio com a venda de equipamentos de detecção de narcóticos, explosivos e inspeção de cargas da marca Smiths Detection, expandindo para além do mercado aeroportuário, abrangendo segmentos como governo, portos e fronteiras, além da indústria de alimentos e bebidas. Em 2016, o já Grupo Aerotech assume no Brasil os negócios e a estrutura da Smiths Detection, tornando-se seu representante, e começa sua história de forte expansão no país, com a introdução de novas marcas líderes internacionais e que complementam sua vocação de entregar as soluções mais inovadoras na inspeção e detecção de ameaças físicas e biológicas, bem como na prevenção de perdas geradas por furtos e contrabando, tudo apoiado por uma ampla rede serviços. Desde 2022, o Grupo expande sua presença regional para Canadá, América Central e Caribe por meio de parceiros locais.

Saiba mais em https://www.aerotechdobrasil.com.br/