Desenvolvido pela líder global em tecnologia de raios X e automação aeroportuária, a fabricante inglesa Smiths Detection, o equipamento, diferente das primeiras linhas instaladas em terminais de cargas brasileiros, o HCVM XT permite uma movimentação mais precisa e eficiente das mercadorias

Líder do mercado no segmento de inspeção de portos e aeroportos e representante da  Smiths Detection, a maior companhia global em tecnologia de raios X e automação aeroportuária, a Aerotech do Brasil está apresentando ao mercado o HCVM XT, um scanner de raios X móvel, que aumenta a precisão na inspeção de cargas através de melhor resolução de imagens, detectando as ameaças de forma mais eficiente, com ganho no  fluxo de mercadorias pelo fato de reduzir a reinspeções.

O HCVM XT foi projetado para flexibilizar a operação, podendo ser movimentado de um local para outro com um tempo de setup menor que 30 minutos. Usa aceleradores com tecnologia dual energy, de 4MeV e 6MeV, que permite a distinção de materiais. A combinação desses recursos torna este produto ideal para aplicações que exigem a realocação rápida e fácil do ponto de inspeção. Quando equipado os módulos opcionais iCmoreTM pode realizar de forma simultânea inspeções de raios X e  análise para detectar de forma automática diferentes tipos de ameaças como: armas, cigarros, material radioativo (raios GAMMA e Nêutrons) e contrabando.

“Para fins da Receita Federal, os scanners de raios X controlam a evasão tributária permitindo o escaneamento não invasivo dos contêineres na entrada de mercadorias ao país além de verificar que estejam em conformidade com as regulamentações alfandegárias, protegendo a economia local e global. A inspeção de cargas em contêineres é uma ferramenta tecnológica muito eficaz no combate ao tráfico de drogas, bem como em outras atividades criminosas, como o contrabando e descaminho”, explica Marcelo Puig, diretor comercial da Aerotech do Brasil. 

Sobre a AEROTECH

Fundada no Chile em 1959, a Aerotech nasceu graças à visão empreendedora de seu fundador, René Pairoa Epple, aviador e empresário com uma vasta e bem-sucedida trajetória local e internacional. Começou comercializando equipamentos e peças para aeroportos e aeródromos, tais como luzes de pista, esteiras de bagagem e pontes de embarque, entre outros. A partir do ano 2000, ampliou seu portfólio com a venda de equipamentos de detecção de narcóticos, explosivos e inspeção de cargas da marca Smiths Detection, expandindo para além do mercado aeroportuário, abrangendo agora segmentos como governo, portos e fronteiras, além da indústria de alimentos e bebidas. Em 2016, o agora Grupo Aerotech assume no Brasil os negócios e a estrutura da Smiths Detection, tornando-se seu representante, e começa sua história de forte expansão no país, com a introdução de novas marcas líderes internacionais e que complementam sua vocação de entregar as soluções mais inovadoras na inspeção e detecção de ameaças físicas e biológicas, bem como na prevenção de perdas geradas por furtos e contrabando, tudo apoiado por uma ampla rede serviços. Desde 2022, o Grupo expande sua presença regional para Canadá, América Central e Caribe por meio de parceiros locais.